A resposta correta é alternativa “a”, esse ataque norte-americano ao Japão pôs fim à 2ª Guerra Mundial, deixando as duas cidades completamente devastadas e um saldo de mais de 90 mil mortos. Com isso, esse país se viu forçado a firmar o humilhante pacto de rendição incondicional.
Em relação às outras alternativas:
b) INCORRETO: apesar de o Japão realmente formar parte do grupo de países denominado Eixo, junto com a Alemanha e Itália, os ataques das bombas atômicas marcaram o momento final da 2ª Guerra Mundial. Após isso, a Ásia, longe de qualquer desenvolvimento econômico ou social, transforma-se num dos principais palcos da Guerra Fria, sofrendo com novas guerras como a da Coréia e a do Vietnã.
c) INCORRETO: no momento dos ataques a Hiroshima e Nagasaki, tanto a Itália como a Alemanha já haviam sido derrotadas pelos exércitos Aliados, que eram liderados pelos EUA, pela Grã-Bretanha e pela União Soviética. O cerco a Berlim teve início em 21 de abril de 1945, com o avanço do exército soviético, que, no dia 25, completou o cerco, exigindo a rendição alemã. Os combates só terminaram no dia 2 de maio, quando o comandante Weidling aceitou a rendição e proclamou o fim dos confrontos.
d) INCORRETO: o exército japonês realmente conquistou as regiões da Coréia e parte da China, motivado por uma ideologia irracional que ficou conhecida no mundo por sua crueldade e violência. Todavia, Hiroshima e Nagazaki foram duas cidades japonesas destruídas pelo exército norte-americano com uso de bombas atômicas que marcaram o fim da 2ª Guerra Mundial.
e) INCORRETO: como já foi apontado anteriormente, a destruição de Hiroshima e Nagasaki foi resultado dos ataques norte-americanos sobre a região. Além disso, estas não eram as principais cidades do Japão, como era o caso de Tóquio (a capital) ou Yokohama (importante centro urbano de desenvolvimento tecnológico).
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/25373663
https://brainly.com.br/tarefa/30761327