Resposta :
Resposta:c
Explicação:eu apertei na c e errei aí fui na ver o gabarito tava certa
Resposta:
A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra B, apenas a assertiva III é verdadeira.
Explicação:
Vale lembrar também do sistema RH, na superfície das nossas hemácias, podem ou não existir uma proteína, quem possui essa proteína é considerada sangue positivo (+), já quem não possui essa proteína é considerado sangue negativo (-) essa proteína é chamada de RH, e ela também vai influenciar na doação de sangue, da seguinte maneira :
Quem possui essa proteína (RH+), pode doar apenas para quem também possui essa proteína nas hemácias, ou seja, não pode doar para quem não possui essa proteína (RH-)
Quem não possui essa proteína, pode doar para quem possui a proteína nas hemácias, e para quem também não possui essa proteína.
Sabendo disso, vamos resolver a questão.
Análise das assertivas :
I. Lucas poderia doar sangue para o seu pai e para a Raquel.
Falso, Lucas apresenta aglutinogênio A nas hemácias, isso significa que ele é do grupo A, e o pai possui aglutinogênio B, logo, ele é do sangue B. E como visto anteriormente, quem é do sangue A não pode doar para quem é do sangue B, mas de fato, ele poderia doar sangue para Raquel.
II. A mãe pode doar sangue para todos os seus filhos.
Falso, perceba que a mãe é do grupo A, mas Ricardo possui aglutinogênios B e Gabriela possui sangue O (por não possuir aglutinogênios), logo, a mãe pode doar apenas para a Raquel.
III. Raquel pode receber sangue de todos os familiares.
Correto, a Raquel possui os 2 aglutinogênios nas hemácias, isso significa que ele é da grupo sanguíneo AB, e ainda possui o aglutinogênio RH, ou seja, ela é do sangue AB+, esse sangue é chamado de receptor universal, ou seja, pode receber de todos os tipos sanguíneos, sendo assim, Raquel pode receber sangue de todos os familiares.
IV. Gabriela não pode ser filha legítima do casal, e pode doar sangue para todos os familiares.
Errado, se por acaso a mãe for do sangue A heterozigoto, e o pai for do tipo B heterozigoto, Gabriela pode ser sim filha legítima desse casal, isso porque
Espero ter ajudado!