A crescente complexidade das organizações e o valor atribuído à participação dos colaboradores contribuem para que os processos de decisão sejam cada vez mais em equipe. No entanto, o processo pode revelar-se moroso e levar a que os intervenientes se sintam frustrados, ou que estão desperdiçando o seu tempo. Saber quando consultar os parceiros ou colaboradores na tomada de decisão, ou realizá-la de forma individual, pode ser um desafio para um líder e gestor, no entanto - e como as empresas estão cada vez mais preocupadas em atender às necessidades dos seus colaboradores de uma forma igualitária - é muitas vezes um recurso utilizado pelas organizações na tomada de decisão.
Considerando os pontos fracos da tomada de decisão em grupo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As decisões em grupo consomem menos tempo: a decisão individual é muito mais lenta.
Alternativa 2:
Os grupos oferecem maior diversidade de pontos de vista: a diversidade de pessoas e pensamentos oferece alternativas mais amplas para a tomada de decisão.
Alternativa 3:
Os grupos geram informações e conhecimentos mais incompletos. Os conhecimentos e competências agregados trazem riqueza intelectual para as decisões.
Alternativa 4:
O grupo faz pressão para obter conformidade: os membros podem não concordarem, não importando se serão aceitos e valorizados, fazendo com que nem sempre sejam tomadas as melhores decisões.
Alternativa 5:
As decisões grupais sofrem de ambiguidade da responsabilidade: quando algo dá errado, não há um responsável, mas todos os membros podem ser responsabilizados, ou seja, não há um responsável pelos resultados insatisfatórios.
Os grupos oferecem maior diversidade de pontos de vistas: a diversidade de pessoas e pensamentos oferece alternativas mais amplas para a tomada de decisão.