A alternativa correta é a letra A, pois o tempo de queda para as duas gotículas será mesmo, quer ela seja lançada pela tosse ou por um espirro.
Olá, vamos entender por que isso acontece?
Vamos lá!
Considerando que tanto na tosse como no espirro a gotícula será lançada horizontalmente a partir da mesma altura, podemos afirmar que, desprezando-se a resistência do ar, o tempo de queda nas duas situações será o mesmo pois:
[tex]y=\frac{gt^2}{2}[/tex]
onde:
y é a altura que a gotícula vai percorrer até chegar ao chão.
Assim, notamos que o tempo de queda será dado por:
[tex]t=\sqrt{\frac{2y}{g} }[/tex]
assim, como a altura é a mesma, teremos que o tempo será o mesmo.
Com base nisso, entendemos que a alternativa A está correta. Essa teoria também é suficiente para eliminarmos as alternativas D e E.
Para entendermos porque as alternativas C e D também estão erradas, temos que considerar a equação que nos permite calcular a energia potencial de um corpo. Ela é dada por:
[tex]E_{pot}=mgh[/tex]
Assim, concluímos que a energia potencial depende apenas da massa, da aceleração da gravidade e da altura do corpo em relação ao referencial.
Por isso, podemos concluir que para todas as situações apresentadas, considerando a massa de todas as gotículas como sendo a mesma, a energia potencial será a mesma.
Logo, concluímos que a única alternativa correta é a letra A.
Abaixo encontramos o gráfico do tempo necessário para que uma gotícula chegue ao solo, considerando a altura média de uma pessoa informada na imagem.
Além disso, se você quiser aprender mais sobre esse assunto, considere:
https://brainly.com.br/tarefa/769295