A noção de cidadania está atrelada à participação social e política em um Estado. Além disso, a cidadania é, sobretudo, uma ação política construída paulatinamente por homens e mulheres para a transformação de uma realidade específica, pela ampliação de direitos e deveres comuns. Nesse sentido, negros, mulheres, imigrantes, minorias étnicas e nacionais, índios, homossexuais e excluídos de modo geral são atores que vivem fazendo a cidadania acontecer a cada embate [...] (SILVA, K. Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos). A cidadania no Brasil contemporâneo: *
a) Está garantida pelo Estado, haja vista que ele concede toda ordem de direitos e garante tratamento igualitário a todos.
b) Tem se aperfeiçoado a partir das ações de grupos sociais organizados que lutam pela ampliação de direitos civis, políticos e sociais
c) Não está plenamente consolidada, pois ainda são poucos os brasileiros que exercem o direito de voto, fundamento exclusivo para o exercício cidadão.
d) Está determinada pela ordem de direitos trabalhistas e políticos concedidos pelo Estado brasileiro nos anos1930 e 1960.