Resposta :
Resposta:
Os elementos da comunicação, propostos por Roman Jakobson. São eles: emissor, receptor, canal, mensagem, código e referente.
Explicação:
O remetente (ou emissor) é aquele que emite a mensagem; pode ser um indivíduo ou um grupo. A mensagem é o objeto da comunicação e é constituída pelo conteúdo das informações. O canal é a via de circulação da mensagem (voz, ondas sonoras, uma folha de papel, um blog, um livro). O código é o conjunto de signos e as combinações de usos desses signos (a língua portuguesa, por exemplo). O referente é constituído pelo contexto, pela situação e pelos objetos aos quais a mensagem está relacionada. Por fim, o receptor é aquele que recebe a mensagem.
Espero ter ajudado!!
Resposta:
emissor, receptor, mensagem, código, canal e referente.
Explicação:
1) O remetente ou emissor (codificador)
Entende-se remetente como o indivíduo, grupo ou até mesmo organização que deseja se comunicar, em outras palavras é aquele que vai, de fato, emitir uma mensagem. Essa preparação da mensagem, inserção no meio correto, forma como ela se organizará e todos os elementos que a compõe diz respeito somente ao remetente, ou seja, a quem vai se pronunciar a respeito de algo.
2) Mensagem
A codificação é mais um dos elementos essenciais, é por meio dela que a mensagem, através de códigos e símbolos, é elaborada, podendo ser transmitida. Vale lembrar que quando se fala em códigos e símbolos fala-se em tudo que pode ser passível de entendimento, nisso inclui-se: palavras, números, imagens, sons ou gestos e movimentos físicos. É nesse momento que o emissor codifica, ou seja, transforma a mensagem em símbolos que o receptor seja capaz de decodificar, que é o entender de forma correta e adequadamente – emissor e receptor devem atribuir o mesmo sentido aos símbolos.
3) Destinatário ou receptor (decodificador)
Já a decodificação é o processo pelo qual aquele que recebe a mensagem, chamado de destinatário ou receptor, interpreta, ou seja, decodifica os símbolos existentes que dão origem à mensagem.Ele utiliza seu conhecimento a sua experiência para entender os símbolos da mensagem; em alguns casos, pode consultar uma autoridade, como um dicionário ou um livro de códigos. É somente no estágio da decodificação que o receptor se torna mais ativo. O significado que ele atribui aos símbolos pode ser igual ou diferente daquele planejado pelo emissor. Se os significados diferirem, a comunicação é quebrada e a má interpretação, provável. (LACOMBE, 2005, p. 15).É ele que de fato recebe a mensagem, esse recebimento pode ser intencional ou não.
4) Contexto ou referente
O referente é tudo o que está em torno da mensagem e deve ser de conhecimento de destinatário e remetente. A mensagem só será de fato completa se os dois compartilharem do mesmo entendimento.
5) Código
É a maneira pelo qual a mensagem se organiza, ou seja, pode ser através de palavras (escritas ou faladas), gestos, expressões faciais ou corporais, mímica etc.
6) Canal
Outro fator determinante no processo comunicativo é a transmissão que, em termos gerais, pode ser entendido como o processo pelo qual os símbolos que representam a mensagem são mandados ao seu receptor. Há ainda a possibilidade de denominar transmissão como canal, ou seja, trata-se do meio em que a mensagem se organizará para chegar ao seu receptor. O canal pode ser entendido como as mais variadas formas de caminho com diferentes capacidades de transmissão de informações, como exemplo: bilhete de papel, mensagem em rede social, mensagem via SMS, diálogo, conversa em grupo etc.