Segundo o art. 176 da Lei nº 6.404/76, ao fim de cada exercício social, a diretoria da empresa deve elaborar, com base na escrituração mercantil, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício: I - balanço patrimonial; II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (que pode ser substituída pela demonstração das mutações do patrimônio líquido); III - demonstração do resultado do exercício; IV – demonstração dos fluxos de caixa; e V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.
BRASIL, Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as sociedades por ações. Disponível em: . Acesso em 14 fev. 2020.
Sobre as demonstrações contábeis, analise as afirmativas a seguir:
I. O balanço patrimonial é a demonstração financeira que evidencia o patrimônio da empresa, quantitativa e qualitativamente.
II. A demonstração do resultado do exercício evidencia se a empresa obteve um lucro ou prejuízo no desenvolvimento de suas atividades durante um determinado período.
III. A demonstração do fluxo de caixa classifica as operações em atividades operacionais, atividades de compra e atividades de venda.
IV. A demonstração do valor adicionado evidencia como a empresa gerou riqueza e como esta riqueza foi distribuída aos fatores de produção.